A 5ª Edição do Aberto de Tênis de Mesa de Aracaju foi realizada com total sucesso. O Aberto de Aracaju é uma competição interestadual, organizada pela Federação de Tênis de Mesa de Sergipe (FTM-SE) com a autorização da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). A competição contou com apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e Esporte, Fecomércio-SE/SESC/SENAC, Butterfly Aracaju e Colégio Arquidiocesano, que cedeu as dependências do ginásio para realização do evento.
Atletas de 7 estados estiveram presentes
Participaram da competição cerca de 80 atletas representando os estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e São Paulo, disputando 5 categorias pelo rating (nível técnico) e 9 categorias pelo ranking (disputa por idade).
Henrique Narita e Adilson Toledo: presença de atletas que já representaram a seleção brasileira
O grande diferencial desta edição do aberto, foi o alto nível técnico dos atletas, em especial os paulistas Henrique Narita e Adilson Toledo, que atraídos pela premiação em dinheiro de R$1500,00 e pelo pontuação no ranking nacional, estiveram presentes e proporcionaram grandes jogos para o público.
Esquerda para direita: Adilson Toledo, Guido Borges, Murilo Souza e Henrique Narita momentos antes da final do Rating A
Na principal categoria do Aberto de Aracaju, o Rating A, após disputas inciais, o atleta do clube Juventus de São Paulo, Henrique Narita que é considerado para muitos o melhor defensivo da América Latina, superou na primeira semi-final, Luis Xavier do CEPE após bela campanha do sergipano. Na outra semi-final, mais um sergipano com ótima campanha, tratava-se de Danylo Antonio da ASTM e bolsista da SEJESP. Danylo enfrentou o outro paulista Adilson Toledo (Nova Era Bauru-SP) e mais uma vez São Paulo se deu melhor.
"Sem chances" Henrique Narita levou com folga o título do Rating A
Na final paulista, vitória de Henrique Narita sobre Adilson por 3 sets a 0. Henrique sagrou-se campeão após uma campanha impecável, sem perder nenhum set. De quebra Henrique levou para casa da premiação em dinheiro.
José Roberto e Dênio Borges fazem dobradinha no rating B para ASTM
No rating B a vitória ficou para José Roberto (ASTM) vencendo seu companheiro de equipe, o jovem Denio Borges na final. Ficaram com o bronze Mário Canossi (ASTM) e Mario Oliveira (AABB-PB).
No rating C dobradinha ficou para o CT Tobias
Já o rating C foi dominado pelo CT Tobias Barreto-SE. O título ficou para João Paulo e o vice campeonato para Vinicius Gois. Wendel Roger garantiu o bronze também para o CT Tobias. Antonio Viana também conquistou o bronze, mas foi para a ASTM.
Alagoano conquista o título do rating D
Luiz Marques do Jaraguá-AL conquistou o título do rating D fazendo dobradinha com Marcelo Cunha. Na terceira colocação ficaram Renato Simões da ABTM-BA e Lucas Araújo do CT Tobias Barreto.
Gabriel Brasileiro garantiu o rating E também para Alagoas
Já no rating E, Gabriel Brasileiro conquistou o título vencendo José Willian do CT Tobias Barreto na final. Conquistaram o bronze Igor Sávio e Roberto Maia, ambos da ASTM.
João Paulo do CT Tobias conquistou o Mirim
Já na disputa do Ranking (por idade), a categoria Mirim (Sub 13) ficou para João Paulo do CT Tobias Barreto, que venceu na final Aerton Menezes da ASTM. Ficaram na terceira colocação Antonio Viana da ASTM e Lucas Araújo do CT Tobias Barreto.
Duelo da categoria infantil fez o ginásio arrepiar
O maior destaque das disputas do ranking foi a final da categoria infantil. Na mesa, de um lado Raphael Bomfim (ASTM) representando Sergipe, do outro lado, o talentoso atleta natural de Tobias Barreto-SE, o recém contratado representante paulista da equipe Nova Era Bauru-SP, mesma equipe de Adilson Toledo, vice-campeão do rating A.
Mateus Gois venceu e ficou com o título do Infantil
Na arrepiante final, Mateus Gois venceu por 3 sets a 2 e ficou com o título e Raphael com a prata. Completaram o pódio Dênio Borges e Matheus Lima, ambos da ASTM.
Luan Barbosa levou o título do Juvenil também para Bauru
Já na categoria juvenil, o título ficou para Luan Barbosa (Nova Era-SP), que venceu Thiago Rouver (ASTM) na final. Ficaram com o bronze Rodrigo Cardoso e João Marcos, ambos da ASTM e esse último bolsista da SEJESP.
Danylo Antonio vence a categoria juventude
Tal como Henrique Narita, Danylo Antonio da ASTM e bolsista da SEJESP, venceu a categoria juventude com propriedade, sem perder nenhum set, superando na final Lucas Vilar também da ASTM. Ficaram com o bronze José Roberto (ASTM) e Lucas Carvalho (Camaçari).
Henrique Narita também conquistou o Absoluto
Em fim de semana inspirado, Henrique Narita também conquistou o absoluto, novamente vencendo Adilson Toledo e também sem perder nenhum set. A terceira colocação ficaram com os baianos Caio Anadi (ABTM) e Gimaézio Carvalho (Camaçari)
Luiz Netto conquistou o título do Senior
Mais uma dobradinha do Jaraguá, desta vez na categoria Senior, com Luiz Netto campeão e Marcus Silva vice-campeão. Ficaram na 3ª colocação Pedro Diniz e Lindimak Oliveira.
Luis Xavier conquistou o veterano 40
Luis Xavier conquistou o título do veterano 40 para o CEPE, vencendo na final o alagoano Flávio Seixas (Jaraguá-AL). Ficaram com o bronze Mario Oliveira AABB-PB e Cleriston Gondim ABTM-BA.
Carlos Drezza conquistou o título do Veterano 50
Já no veterano 50, o Jaraguá venceu o CEPE. Título para Carlos Drezza e prata para Silvio Renato. Com o bronze ficaram Domingos Silva do Sport-PE e Mário Brasileiro (Jaraguá-AL).
Renato Simões conquistou o veterano 60
O baiano Renato Simões foi o campeão da categoria Veterano 60. O título foi garantido após vitória na final sobre Cézar Marchioretto (Caruaru-PE). Ivo Gallindo (Sport-PE) e Messias Andrade (ABTM-BA) ficaram com o bronze.
Academia Sergipana de Tênis de Mesa
conquista o Troféu Eficiência
Ficaram na segunda colocação o Jaraguá-AL e em terceiro o CT Tobias Barreto
Próximo evento será a II etapa do Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa, que será realizado nos dias 11 e 12 de abril com local a confirmar.