segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lucas Maciel vence etapa e conquista título sergipano antecipado


Pódio da Série A: Campeão: Lucas Maciel (Arqui); Vice: Marcus Nascimento (ASTM); Terceiros: Péricles Diniz (Arqui) e Silvio Silva (CEPE)


A 5ª etapa do Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa 2009 foi realizada neste domingo, na sede da Academia Sergipana de Tênis de Mesa (ASTM), no Bairro 13 de julho, em Aracaju. Os 60 atletas participantes foram divididos em 4 divisões (séries A, B, C e D).

Já na 5ª de 6 etapas da competição, o jovem Lucas Maciel, 17, do Colégio Arquidiocesano venceu mais uma vez a Série A (1ª divisão), e com 4810 pontos já não pode ser alcançado. O atleta derrotou o também jovem Marcus Nascimento (ASTM) na final, pelo placar de 3x0.

Entretanto, a partida mais importante aconteceu já nas quartas-de-final, quando Lucas derrotou o experiente Luiz Xavier, campeão das 10 últimas edições do Estadual e vice-líder do ranking, e interrompeu sua hegemonia, ao sagrar-se campeão em 2009. “Fui campeão antecipado, mas em nenhuma etapa eu tive facilidade. Sempre tinha pelo menos uns 2 jogos que eu ganhava no detalhe”, disse o campeão.

O título foi comemorado não apenas por Lucas, mas também pelo seu treinador, Péricles Diniz, que há anos tornou-se especialista em revelar novos talentos para o mesatenismo sergipano.“Pra gente que forma atletas, é mais importante que os nossos alunos tenham sucesso do que nós mesmos”, declara o sorridente Péricles.

Na Série B, mais uma grata surpresa para a renovação do esporte. Pedro Henrique, do Colégio Amadeus, com apenas 13 anos de idade, enfrentou atletas de vasta experiência, mas não se intimidou. Na final, ele venceu o mineiro Silvio Dolabella, 37, que mesmo com quase o triplo da sua idade e muitos anos a mais de prática e treinamento, sucumbiu ao talento e aos golpes firmes do novo campeão pelo placar de 3x0. Com a vitória, Pedro encosta no atleta João Paulo Tavares, também do Colégio Amadeus, e está agora a 10 pontos da liderança do ranking sergipano infantil.

Na Série C, a vitória foi do atleta Lauro Gama, da Academia Sergipana de Tênis de Mesa (ASTM). Na final, ele venceu o atleta Luís Gustavo (Colégio Amadeus) por 3x1, e conquistou o seu primeiro título este ano. Ao final, Lauro dedicou o título ao seu técnico Guido Borges.

Na Série D, venceu mais um jovem. Matheus Fontes (Colégio Master), de apenas 13 anos, venceu a experiente Dora Viana, e sagrou-se campeão. O título foi muito comemorado pelo técnico Murilo Souza, que além dele, revelou nesta etapa, Pedro Henrique (campeão da Série B) e Luís Gustavo (vice-campeão da Série C). “Não joguei bem nesta etapa, mas meus atletas conseguiram dois títulos e um vice-campeonato”, comemorou Murilo.

A 6ª e última etapa do Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa será realizada na ASTM, no dia 4 de outubro de 2009.

Nenhum comentário: